domingo, 30 de janeiro de 2011

Ataxia


A palavra Ataxia vem do grego e quer dizer “sem ordem ou incoordenação”, foi nesse significado que John Frusciante, Joe Lally ,e Josh Klinghoffer se inspiraram para dar nome à banda, já que o processo de composição e gravação não seguiu uma ordem pré-estabelecida.

O supergrupo foi um projeto que durou apenas duas semanas: nesse período os músicos se reuniram, gravaram dois álbuns e fizeram dois shows.

O primeiro álbum, Automatic Writing, foi lançado em 2004 e apresentou um som experimental, repetitivo, com guitarras distorcidas e forte presença de baixo nas cinco faixas que o compõe.

Sem ter um vocalista fixo, os membros assumiram os vocais em diferentes faixas: Frusciante em  Dust, The Sides e Addition, Joe Lally em Another, e Klinghoffer em Montreal, a mais longa do disco, com 12’24’’.

Apesar de terem gravado dois álbuns em duas semanas, o segundo deles , Automatic Writing II, ou apenas AWII, foi lançando três anos depois. Segue a mesma linha de experimentalismo do primeiro e também contém cinco faixas.

Supergrupo?

O termo supergrupo passou a ser utilizado no final da década de 60 para designar as bandas cujos integrantes já são consagrados.Abaixo um pouco mais sobre cada um deles:

John Frusciante : Tornou-se mundialmente conhecido por ter sido guitarrista do Red Hot Chili Peppers, banda que deixou em dezembro de 2009. Além disso, desde 1994 vem lançando vários discos em carreira solo.

Joe Lally : Baixista do Fugazi, trabalhou também em um projeto paralelo chamado The Black Sea (que mais tarde teve seu nome alterado para Decahedron ) e tem dois discos solos lançados, There To Here, de 2006 e Nothing Is Underrated ,de 2007.

Josh Klinghoffer: Guitarrista do The Bicycle Thief, toca vários instrumentos e já se apresentou com várias bandas, inclusive com o Red Hot Chili Peppers, substituindo Frusciante após a sua saída.



Nenhum comentário:

Postar um comentário