segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mark Ryden

 
Quando me perguntam sobre Mark Ryden costumo dizer que é um artista meio “bizarro”, mas essa é uma definição muito aquém deste grande representante do chamado Pop Surrealismo.

Nascido no dia 20 de janeiro de 1963 e formado em Ilustração pela Art Center College of Design, em Pasadena, Mark Ryden mora na cidade de Eagle Rock onde divide o estúdio com a artista e atual companheira Marion Peck.

Ao olhar para suas obras o que mais chama atenção, a princípio, são a beleza e a suavidade com que retrata as figuras; um olhar mais atento vai revelando as diversas simbologias e ideologias que o autor se vale para compor os seus trabalhos, altamente detalhados.
The Creatrix

É com traços delicados que Ryden apresenta realidades absurdas utilizando-se de elementos como cultura pop, garotinhas, criaturas fantásticas, carne, simbologias católicas, budistas, pagãs, numerologia e sangue, tendo como intenção final retratar um mundo onde as criaturas falam de uma maneira infantilmente honesta sobre o estado da humanidade e nosso relacionamento conosco, com os outros e com o passado.

Além de grandes quadros à tinta óleo, sua arte também ganha espaço em pequenos trabalhos em papel, escultura (como no caso da obra Cernunnos) e ilustração de capas de livros (Desespero e Os Justiceiros, ambos de Stephen King) e discos de diversos músicos e bandas.

Também  faz parte de seu repertório o curta- metragem Sweet Whishes , co-produzido por Peck.


Cernunnos
Saint Barbie

                                                                                                   


Incarnation


Sweet Wishes



Mark Ryden - Site Oficial

PS.: Post dedicado à Ângela, Bianca e Letícia








Um comentário:

  1. Gostei muito do post! E não é porque recebi uma dedicatória! rs
    Achei o texto muito bem escrito, elucidativo e muito agradável! Parabéns! Aguardo ansiosamente mais textos!!! =)

    ResponderExcluir