segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Músicas Irmãs


Imagem: Viewimages.com

Ás vezes ouço uma música e a acho extremamente parecida com algo que já ouvi antes.Quando consigo identificar o que é esse “algo” sempre me pergunto se aí estaria um caso de plágio.

Isso aconteceu ontem quando ouvi a música Hash Pipe do Weezer.Na hora me lembrei de outra música de uma artista que pouco, ou nada (pelo menos em carreira solo) , tem a ver com a banda de rock alternativo: What You Waiting For?, da Gwen Stefani.

Ainda que  Hash Pipe tenha me  lembrado What You Waiting for?, a música do Weezer veio primeiro, tendo sido lançada em 2001 no The Green Album, três anos antes da canção de Gwen.

A semelhança maior está na melodia dos versos, mas também é visível(porém menos acentuada) no “OOOO” do refrão.




Estaria Gwen Stefani plagiando a música do Weezer? Possivelmente sim, se a  música da banda não se parecesse tanto com Kiss me Deadly da inglesa Lita Ford, lançada em 1988:




Esta última descobri em um site que trata de colocar lado a lado canções “irmãs”, o That Song Sounds Like . No formato de blog, são postadas várias indicações de músicas que se parecem.

A pergunta que fica é: o plágio realizado de maneira inconsciente pode ser considerado plágio?

2 comentários: